Por Justiça de Francisca Júlia
Barata Cichetto
Cresce um bairro burro, símbolo da mediocridade
Lotado de ignorância evanesce qualquer lembrança
Feito um trem que, bêbado carrega a sua esperança.
Esquecem o homem da estátua na praça da biblioteca
Lembrar é dor e dor jamais quita a conta da hipoteca
Mas o bairro burro precisa saber da ilustre moradora
Que da poesia transformou vida em musa inspiradora.
E não tem estátua nem nome de Rua à Musa Impassível
Pois não reconhecem a poesia como arte do impossível
Morta a musa, morto o telegrafista da Estrada de Ferro
Resta a pobreza que despreza o poder do próprio berro.
E o bairro burro, pois falta de memória é burrice certa
Aperta o passo em direção a um futuro que lhe deserta
Pois àquele que não lembra, o que resta é ser esquecido
E aquele que nunca aprende tem aquilo que é merecido.
Musa Impassível
Francisca Júlia
I
Musa! um gesto sequer de dor ou de sincero
Luto jamais te afeie o cândido semblante!
Diante de um Jó, conserva o mesmo orgulho; e diante
De um morto, o mesmo olhar e sobrecenho austero.
Em teus olhos não quero a lágrima; não quero
Em tua boca o suave e idílico descante.
Celebra ora um fantasma anguiforme de Dante,
Ora o vulto marcial de um guerreiro de Homero.
Dá-me o hemistíquio d'ouro, a imagem atrativa;
A rima, cujo som, de uma harmonia crebra,
Cante aos ouvidos d'alma; a estrofe limpa e viva;
Versos que lembrem, com seus bárbaros ruídos,
Ora o áspero rumor de um calhau que se quebra,
Ora o surdo rumor de mármores partidos.
II
Ó Musa, cujo olhar de pedra, que não chora,
Gela o sorriso ao lábio e as lágrimas estanca!
Dá-me que eu vá contigo, em liberdade franca,
Por esse grande espaço onde o impassível mora.
Leva-me longe, ó Musa impassível e branca!
Longe, acima do mundo, imensidade em fora,
Onde, chamas lançando ao cortejo da aurora,
O áureo plaustro do sol nas nuvens solavanca.
Transporta-me de vez, numa ascensão ardente,
À deliciosa paz dos Olímpicos-Lares
Onde os deuses pagãos vivem eternamente,
E onde, num longo olhar, eu possa ver contigo
Passarem, através das brumas seculares,
Os Poetas e os Heróis do grande mundo antigo.
Do livro Mármores – 1895
Francisca Júlia, considerada a maior poetisa da língua portuguesa em seu tempo, foi a mais fiel representante do Parnasianismo no Brasil, a única que conseguiu atingir o respeito à forma e a impassibilidade exigidos pelo movimento: a arte pela arte. Criadora de versos perfeitos, sua obra, parnasiana no início da carreira, ao final da vida volta-se à poesia simbólica e mística. Seus sonetos estão entre os mais perfeitos da língua portuguesa. - http://www.rosanycosta.com.br/reconhecidos-esquecidos-e-emergentes/164-musa-impassivel.html
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