O CONTEÚDO DESTE BLOG É ESPELHADO DO BLOG BARATA CICHETTO. O CONTEÚDO FOI RESTAURADO EM 01/09/2019, SENDO PERDIDAS TODAS AS VISUALIZAÇÕES DESDE 2011.
Plágio é Crime: Todos os Textos Publicados, Exceto Quando Indicados, São de Autoria de Luiz Carlos Cichetto, e Têm Direitos Autorais Registrados no E.D.A. (Escritório de Direitos Autorais) - Reprodução Proibida!


23/04/2020

Filosofia de Pés Sujos

Filosofia de Pés Sujos
Barata Cichetto


O termo "Filosofia de Pés Sujos" nasceu de uma humilhação. O troco foi quase instintivo, e escrevi um silogismo: reclama de meus pés sujos na cama, mas não sabe dos caminhos sujos tive que percorrer antes de poder me deitar.  Sempre busquei o meu caminho, e por essa circunstância muito desagradável e humilhante, me deparei com isso. Ai olhei para mim e para tudo que já fiz e especialmente para quem eu sou hoje, e percebi essa imagem, clara: estou trilhando um caminho de pés sujos.

Tive muitas crenças - creio que tive todas elas -, até perceber que em nenhuma eu era honesto comigo, já que jamais senti aquilo que "precisaria" sentir. Do mesmo jeito que já tive crenças ideológicas. De resto, essa filosofia de pés sujos é justamente o rompimento com tudo aquilo que me "calçou" até há algum tempo. Fico perplexo em perceber essas coisas, e invariavelmente me cobro e penso. "Porra, seu Barata de bosta, que cê pensa que é? Acha que é o bom, é?!" Descubro que não, que não sou o tal, mas também não sou o mau, muito menos o mal. E a Filosofia de Pés Sujos é o que mais me define, mesmo que me julguem incapaz de exibir tal título, o de "filósofo".  A esses, eu afronto, confronto e pergunto, se acaso seus pés calçados que lhes protege dos espinhos não os carregam a lugares onde já estive, e especialmente se suas mãos estão limpas

Há pouco mais de dez anos tenho escrito dísticos (pequenos poemas de apenas dois versos e uma única estrofe), resumindo meu pensamento filosófico.

Desde Janeiro comecei a revisar esses textos e compilei num livro, acrescido de aforismos - que eu chamo de des-aforismos -, e silogismos. O resultado foi um livro de 144 páginas, que está disponível.

Advogo-me o direito de ser um livre pensador, e não tenho qualquer compromisso ideológico, já que não foi nos bancos corrompidos das universidades que o construí, mas nas ruas e nos livros. E arvore-me em definir-me Filósofo de Pés Sujos, formado na Universidade da Vida, onde o Diploma é a Certidão de Óbito.

Não tenho com meus escritos e meus atos nenhuma pretensão a mudar o mundo, minha única revolução diz respeito estritamente a mim mesmo. Busco a cada dia aprimorar minha existência, com a certeza de que o ser humano é antes de mais nada um solitário, e que, portanto, é ele quem constrói o coletivo, e não é construído por ele, na linha contrária ao pensamento hipócrita.

Não escrevo para idiotas, não escrevo para preguiçosos e escravos de ideologias; não escrevo para fanáticos. Meu texto é honesto e estritamente fiel o meu pensamento, e meu senso crítico e estético. Se meu pensamento e meus pés sujos, de tanto caminhar em terrenos podres te incomodam, fiquem longe, mas se procura algo que o faça pensar, não fique apenas nos elogios e tapinhas nas costas e aplausos virtuais. Entre no link abaixo e adquira o livro. Nos vemos dentro daquelas páginas. Eu te espero, nu, de pés sujos e mãos limpas.

Barata Cichetto, Filósofo de Pés Sujos, formado pela Universidade da Vida, onde o Diploma é a Certidão de Óbito. 31/03/2020

Filosofia de Pés Sujos
Barata Cichetto
Edição Independente
Tiragem Limitada
144 Páginas
Papel Avena
R$ 48,00 (Frete Incluso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite o Direito do Autor e Não Esqueça de Deixar um Comentário.
Todos os Textos Publicados Têm Direitos Autorais Registrados no E.D.A. - Reprodução Proibida!