O CONTEÚDO DESTE BLOG É ESPELHADO DO BLOG BARATA CICHETTO. O CONTEÚDO FOI RESTAURADO EM 01/09/2019, SENDO PERDIDAS TODAS AS VISUALIZAÇÕES DESDE 2011.
Plágio é Crime: Todos os Textos Publicados, Exceto Quando Indicados, São de Autoria de Luiz Carlos Cichetto, e Têm Direitos Autorais Registrados no E.D.A. (Escritório de Direitos Autorais) - Reprodução Proibida!


18/03/2020

Reflexões do Dia, Sem Álcool Gel

Reflexões do Dia, Sem Álcool Gel



1 - Idosos são sempre um grupo de risco para qualquer espécie de doenças, das mais simples, como novas ou velhas formas de gripe, mas o que mais lhes atinge, e isso sim fatais, são a solidão e a indiferença.
2 - Lavar as mãos, aprendi desde muito pequeno, é necessidade essencial em todos os momentos, sob quaisquer circunstâncias, e aperto de mãos podem contagiar de coisas diferentes, como afeto, por exemplo.
3 - O pânico é uma arma eficaz no controle das massas, quando as pessoas mais sentem necessidade de se manifestar, de ir às ruas, de estar com outras pessoas, é muito produtivo gerar uma histeria em massa e mantê-las em casa, na frente da TV que só informa o que interessa.
4 - Reflexão local: ano passado, somente em Araraquara tivemos 10% da população (27.000) casos de Dengue, sendo que oito fatais. Não houve histeria, as lojas não fecharam, as escolas não suspenderam as aulas, e, pior, a prefeitura petista nada fez de importante, e os principais focos - os vagões de trem abandonados -, continuam no mesmo lugar. Neste ano, ninguém toca mais no assunto, talvez por ser ano eleitoral.
5 - Até hoje, 18 de Março de 2020, foram detectados 350 casos de Corona no Brasil, e apenas um caso fatal, o que é muito inferior aos de gripe comum, de morte por alcoolismo, imprudência de transito, e suicídio por depressão, por exemplo.
6 - Pessoas sem o menor escrúpulo e especialmente conhecimento, ficam o dia inteiro na Internet propagando noticias em tom alarmista, e especialmente usando tom de viés político para análises rasteiras, enquanto outras incitam a que se estoquem alimentos, causando um estouro na economia.
7 - O maior efeito colateral dessa nova gripe, depois de outras, como a do frango, do porco e da febre da vaca louca, é a prova de que o ser humano em sua maioria é um monstro, e mesmo aqueles que pregam o coletivismo o fazem da boca pra fora, já que cada um quer safar seu próprio rabo, e especialmente lucrar, de alguma forma.
8 - Numa investigação criminal, o motivo e o lucro pelo crime são sempre analisados primeiro, o que invariavelmente leva ao culpado. E a pergunta: no atual cenário mundial, quem tem sempre lucrado? A resposta é China, com seu comunismo amparado pelo lucro fácil. Ademais, há de se confiar nas noticias vindo de um país sem liberdade de expressão, e onde até mesmo a Internet é controlada? Na China tudo o que se produz é falso. Inclusive as noticias.
9 - No final do Verão, Outono e Inverno aumentam em muito os casos de gripe, então podemos supor que até Outubro, todos os eventos, aulas, etc., estarão suspensas e isso causaria o desmoronamento da economia mundial, pois não se trata de um show cancelado ou de um bar fechado, se trata de tudo o que gira ao redor disso, de funcionários que não recebem e não compram, até a fábrica de cervejas e refrigerantes que não vende, numa bola de neve. 
10 - Estamos tão fudidos com a nova gripe, quanto com a velha gripe, mas nada se compara com estarmos fudidos pela ignorância, que é bem pior que estupidez.

Barata Cichetto, 18 de Março de 2020

Um comentário:

  1. Peço licença para discordar de você em um ponto:

    A dengue existe desde sempre no Brasil. Independentemente da cor ideológica do governante de plantão, essa doença não surgiu de repente, numa espécie de boom, como a Peste Chinesa (o nome politicamente incorreto é meu) que está afetando a tudo e a todos. Eficientes ou não, as campanhas governamentais divulgadas por todas as formas de mídia instruem a população sobre as formas – muito simples – de evitar, não só a dengue como outras doenças similares a ela. Lamentavelmente, é típico do brasileiro em geral ignorar essas instruções, por ele achar que nunca será atingido, só o vizinho. Noves fora as exceções de praxe, a ignorância e a falta de educação do brasileiro é viral.

    Concordo com todos os demais pontos do seu texto, principalmente no que diz respeito à solidão dos idosos e da ação de oportunistas, que fazem da pandemia ora um ponto de disseminação de fake news, ora de oportunismo para lucrar sobre itens fundamentais para a prevenção e o combate à doença.

    Já sobre aquelas figuras abjetas, que vêem tudo sob um ponto de vista ideológico, as quais procuram abastecer suas convicções políticas, alimentando-se do clima de tensão social que impera no Brasil, seria desejável encarassem a realidade como ela se apresenta, pois o Covid-19 é democrático, não respeita cor, religião, classe social, ideologias, feios ou bonitos. Ele pega geral.

    Friso: o fato de pessoas e instituições tirarem proveito de situações semelhantes sempre fez parte da natureza humana. Por outro lado, sempre houve (e haverá) os que pensam e agem de forma diferente. São essas pessoas que fazem o mundo andar para a frente. Estou nesse segundo grupo. A grande diferença é que, nestes tempos de internet, todos esses oportunistas pagarão o preço de suas atitudes. Viveremos para ver.

    Outro fator a ser considerado é a onda de desemprego trazida pela peste made in China. Com o fechamento de uma grande gama de lojas, shopping centers, restaurantes, praias, cinemas, etc. Os próximos meses serão muito duros para todos. Aliás, essa é a segunda maior preocupação, sendo a Peste Chinesa a primeira delas.

    Por fim, guardadas as devidas proporções, vivemos tempos semelhantes ao descrito no livro Decamerão, de Giovanni Boccaccio no século 14, por conta da Peste Negra que assolava a Europa na ocasião. A grande diferença é que conhecemos o inimigo e o lugar de onde ele veio. Vou ‘desenclausurar’ o meu da minha modesta biblioteca, e reler trechos dele aqui e acolá.

    Parabéns pelo ótimo texto.

    ResponderExcluir

Respeite o Direito do Autor e Não Esqueça de Deixar um Comentário.
Todos os Textos Publicados Têm Direitos Autorais Registrados no E.D.A. - Reprodução Proibida!